segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Projeto LexML está operando em fase experimental

 
O Projeto LexML visa a padronização da busca por informações jurídicas (legislação, jurisprudência e proposições legislativas) em âmbito federal, estadual e municipal, uniformizando o modo de representação destes documentos entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Este projeto se encontra disponível para consulta, estando atualmente em fase experimental.

A identificação única dos documentos legais e a sua integração através deste projeto são aspectos importantes, pois o portal servirá como referência e auxílio ao cidadão na busca pela informação jurídica, tornando mais eficiente a recuperação desta informação. Este projeto obteve inspiração em iniciativas internacionais como, por exemplo, o projeto Norme In Rete, da Itália.
 
Exemplificativamente, acessando o site do Projeto LexML Brasil, é possível encontrar com maior precisão (em comparação com o Google que fornece inúmeros resultados), informação jurídica específica a respeito da legislação referente à "Propriedade Intelectual", fornecendo esta expressão como palavra-chave, selecionando o item "Legislação" e clicando em "Encontrar". Neste exemplo, enquanto o Google fornece mais de 800 mil páginas do Brasil sobre tal assunto, o Portal do LexML apresenta 8 itens específicos sobre legislação acerca da propriedade intelectual.
 
O Projeto LexML permite a obtenção da informação jurídica apropriada e atualizada, pois o cidadão poderá consultar o documento jurídico e ver quais as suas modificações, tomando-se como exemplo a consulta sobre a "Medida Provisória nº 2.200", onde o portal localiza todas as versões ou reedições desta medida provisória, permitindo, ainda, a atualização jurídica. Além de permitir a consulta à jurisprudência e às proposições legislativas, justificando-se o projeto uma vez que o excesso de informação tende a dificultar ao cidadão encontrar a informação jurídica adequada.

Nenhum comentário: