terça-feira, 10 de março de 2009

A função da universidade na sociedade do conhecimento

 
A universidade deve ser reconhecida como uma instituição que desempenha importantes papéis para o desenvolvimento humano, regional e sustentável na sociedade contemporânea.

Ela tem a missão não apenas de possibilitar aos alunos a obtenção de um diploma, um emprego e remuneração satisfatória, mas principalmente deve ser capaz de produzir novos conhecimentos e aplicá-los à realidade social, considerando a necessidade de ser acessível a toda a sociedade, em todos os níveis sociais para que haja inclusão social, exercendo tanto uma função social quanto política.

Além disso, a universidade deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população em benefício comum, ou seja, ela deve contribuir para solucionar os atuais problemas da sociedade.

Outra função da universidade é auxiliar os alunos para que eles tenham uma opinião formulada e crítica diante da realidade social para que haja um avanço científico, tecnológico e cultural.

Por fim, a universidade tem como função o dever de estar comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Um comentário:

Sherman Santana disse...

Sem dúvida alguma,a educação de uma maneira geral transforme o ser humano,ficamos mais conscientes dos nossos direitos e deveres,podendo,com propriedade,lutar por uma sociedade mais justa,a mudança primeiramente ,de pensamentos em relação a diversos temas,nos afeta com muito mais facilidade,por aprendermos o quanto será este conhecimento adquirido na universidade,para colocá-lo em prática,futuramente em nossa vida profissional,mas desde de já,tão importante quanto,em nossa vida pessoal.