quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Destinação social das máquinas caça-níqueis

 
A discussão de hoje é no sentido de refletir sobre a destinação das máquinas caça-níqueis que são apreendidas e, na grande maioria das vezes, destruídas. Há, no entanto, projetos que estão sendo desenvolvidos no sentido de reutilizar tais máquinas, dando a elas uma destinação social.
Tais máquinas são computadores cujos componentes podem ser aproveitados para projetos de reciclagem de microcomputadores destinados a promover a inclusão digital em escolas públicas.
No Estado de Santa Catarina, destaca-se, por exemplo, a iniciativa do Projeto de Reciclagem de Microcomputadores que tem como principais objetivos: contribuir para educação da comunidade em torno das novas tecnologias; reciclar e/ou recondicionar e transferir equipamentos computacionais; contribuir para a geração de espaços para a informação, formação, capacitação e difusão da cidadania em torno das novas tecnologias; e a difusão do software livre (SILVA).
Uma vez que a finalidade de destruir as máquinas caça-níqueis é tão somente para evitar que elas voltem a operar, deve-se buscar atender a este objetivo de forma eficiente, dando a estas uma destinação social ao invés de determinar a sua simples destruição, já que seus componentes (monitor, driver e inclusive o teclado da máquina) podem ser aproveitados para fins sociais relevantes.
Por uma questão de bom senso e compromisso social, antes de determinar a destruição de máquinas caça-níqueis, deve o juiz verificar a possibilidade de tais máquinas serem encaminhadas para organizações confiáveis que desenvolvam projetos voluntários de reciclagem de microcomputadores com o compromisso de doarem os mesmos em perfeitas condições de uso e inclusive com softwares educativos para auxiliar na educação e inclusão digital dos alunos de instituições de ensino da rede pública.
As máquinas caça-níqueis podem ter uma destinação mais apropriada na medida em que forem utilizadas para reciclagens de microcomputadores a serem doados para escolas públicas, promovendo, assim, a inclusão digital. No entanto, para que esta realidade seja viável, é preciso divulgar tais iniciativas, sendo importante também firmar parcerias que contribuam para a implementação de projetos desta natureza.

Referências bibliográficas

MPSC debate parceria com universidade para converter máquinas caça-níqueis em computadores. Disponível em: <http://www.mp.sc.gov.br/portal/site/noticias/detalhe.asp?campo=6671&secao_id=368>. Acesso em: 04 out. 2007.

SILVA, Juarez Bento da. Projeto de Reciclagem de Microcomputadores. Disponível em: <http://rexlab.unisul.br/file.php/1/Apresentacao1.pdf>. Acesso em: 04 out. 2007.

Nenhum comentário: