quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Tecnologia da Informação no Ministério Público

 
É importante refletir sobre o uso das tecnologias da informação e de que forma elas podem auxiliar na gestão do conhecimento dentro das organizações. Tendo em vista que o tema é bastante amplo, pretende-se delimitá-lo a um breve estudo e comentários sobre uma iniciativa da Coordenadoria de Recursos Humanos do Ministério Público de Santa Catarina neste sentido.

Durante muito tempo houve diversas críticas quanto ao mau gerenciamento desta coordenadoria, seja em relação à duplicidade de informações ou quanto ao excesso de setores detentores de dados contendo informações desatualizadas.

Esta situação, no entanto, começou a mudar a partir do momento em que se reconheceu que as atividades desenvolvidas pela área de Recursos Humanos poderiam ser facilmente realizadas através do uso das tecnologias da informação, percebendo a importância de se criar um sistema integrado de informações que permitisse a consulta dos dados funcionais em tempo hábil e com maior segurança acerca da alimentação do sistema.

Assim, “a solução proposta foi a implementação de um programa integrado, que desenvolvido pelos próprios funcionários do Ministério Público, asseguraria as peculiaridades administrativas da organização, a baixo custo” (PACHECO, 2002, p. 68).

Neste aspecto, o uso das tecnologias da informação na medida que contribui para a construção de sistemas integrados de informações, pode facilitar significativamente a gestão do conhecimento, contribuindo para uma maior eficiência na organização.

Referência bibliográfica

PACHECO, Silvana Maria. Tecnologia da Informação e Processo de Mudança na Organização Pública: uma avaliação na Coordenadoria de Recursos Humanos do MP/SC. Universidade do Sul de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

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