sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Observatório de Conhecimento para a Universidade

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, juntamente com o apoio do Instituto Stela e da UFSC, está desenvolvendo um observatório de conhecimento para esta universidade e tem como objetivo realizar pesquisas e aplicações de técnicas da engenharia do conhecimento e mídias do conhecimento "para produzir conhecimentos ocultos em diversas fontes de informação sobre determinada área de interesse no âmbito do sistema nacional de inovação. Os resultados são relevantes a pesquisadores, docentes e gestores das áreas sob análise".
O Observatório do Conhecimento, criado pelo EGC/UFSC, utiliza como fontes de informação: "pesquisas, documentos digitais e bases de dados do sistema brasileiro de Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e explicita diversas análises prospectivas em uma área do conhecimento".
Para tanto, são utilizados indicadores juntamente com demais metodologias e técnicas de engenharia e mídia do conhecimento, elaboram-se perguntas gerais sobre o estudo, dividindo a resposta em subáreas de interesse e para cada subárea são feitas perguntas específicas. "A partir dessas perguntas específicas, ocorre a prospecção de indicadores comumente utilizados aos quais se acrescem possibilidades de novos insumos de análise. No passo seguinte estudam-se as fontes de informação disponíveis, sobre as quais se determinam dados, variáveis e indicadores que serão produzidos".


Nenhum comentário: