terça-feira, 9 de outubro de 2007

Projeto Móvel: Informações e Serviços via Celular

 
O Instituto de Tecnologia e Informação do Governo do Estado de Alagoas (ITEC) lançou o Projeto Móvel que tem a finalidade de facilitar o relacionamento entre o governo e o cidadão através de dispositivos móveis. Trata-se de um serviço via telefone celular que disponibiliza ao cidadão informações e serviços, dentre os quais: consultas à base de legislação do governo, acesso às notícias, consultas ao protocolo geral do estado, consultas de informações sobre veículos e situação da carteira de habilitação, dentre outros.
O Projeto Móvel se baseia em estudos e pesquisas desenvolvidas por técnicos do Estado de Alagoas em parceria com o setor produtivo e a academia em conceitos de: Governo Eletrônico (e-GOV), Gestão do Conhecimento, Inclusão Digital, Mobilidade Digital, Interoperabilidade de sistemas, entre outros.
Em notícia publicada no site do ITEC, o diretor do instituto, Thiago José Tavares Ávila, ressalta que “apesar da oferta de serviços via celular já ser uma realidade em outros estados, em sua maioria elas ocorrem mediante iniciativas isoladas de alguns órgãos, como as Secretarias de Fazenda e Defesa Social. Alagoas se destaca no cenário nacional por conceber um projeto que visa oferecer serviços via celular de forma integrada e em todas as áreas do Governo do Estado, como a Gestão Pública, o Trânsito, o Turismo, a Comunicação Social, a Agricultura, Defesa do Consumidor, dentre outras”.
Referência bibliográfica
ALAGOAS. Governo do Estado. Instituto de Tecnologia e Informação. Alagoas apresenta Projeto “Móvel” no maior congresso de Governo Eletrônico do Brasil. Assessoria de Comunicação do ITEC. Publicado em junho de 2007. Disponível em: <http://www.itec.al.gov.br/>. Acesso em: 09 out. 2007.