segunda-feira, 31 de março de 2008

Incentivo ao Governo Eletrônico

No dia 17 de março de 2008, foi apresentado o resultado de uma pesquisa que teve como um de seus principais objetivos incentivar o fornecimento de serviços de e-gov pelos governos locais no Brasil. A forma que a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) encontrou para incentivar o fornecimento de serviços de e-gov foi desenvolver um portal que classifica os municípios de acordo com o nível de serviço de e-gov disponibilizado para a sociedade.

Dessa forma os municípios são estimulados por meio da publicidade de seu desempenho em relação aos serviços de e-gov e do aumento da concorrência bem como também pela pressão da opinião pública. Um modelo havia sido desenvolvido há alguns anos e a Câmara-e.net resolveu aperfeiçoá-lo. Para isso estabeleceu um convênio com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) onde uma nova proposta de modelo foi desenvolvida.

Thiago Souza Araújo, formado em Economia e Administração, executou a pesquisa em sua dissertação de mestrado, consultando os maiores especialistas do Brasil, sob a orientação dos professores Júlio da Silva Dias e Carlos Roberto De Rolt sendo a pesquisa desenvolvida no Laboratório de Gestão (LabGES) do curso de Administração da Escola Superior de Administração e Gerência ESAG/UDESC, através de convênio firmado com a Câmara-e.net. A apresentação do novo modelo ocorreu na defesa pública da dissertação de mestrado no Auditório do Campus I da UDESC.
Na ocasião estavam presentes diversas autoridades dentre as quais: O presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) Sr. Manuel Matos, o reitor da universidade prof. Anselmo Fábio de Moraes acompanhado do vice reitor Prof. Sebastião Iberes Lopes Melo; outros professores pesquisadores e alunos da pós graduação da universidade e membros da comunidade envolvidos na área de tecnologia, economia e gestão pública.
Outra autoridade presente foi o Prof. Hugo César Hoeschl, Pós Doutor em governo eletrônico, presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina e também presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), na ocasião, membro externo da Banca examinadora, a qual aprovou o trabalho por unanimidade.
Durante a apresentação membros da platéia fizeram muitas perguntas e demonstraram interesse pelo trabalho parabenizando a iniciativa da Câmara-e.net e o trabalho realizado pela equipe e o candidato a mestre, o qual concedeu uma entrevista ao Egov Brasil referente à dissertação recentemente defendida sob o título: “ECONOMIA DIGITAL: ESTRUTURAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE MODELO PARA MENSURAÇÃO DE SERVIÇOS DE E-GOV FORNECIDO POR PORTAIS ELETRÔNICOS MUNICIPAIS”.

Entrevista com Thiago Souza Araújo
Egov Brasil: - Você propõe um novo modelo para mensuração do e-gov que visa substituir o atualmente utilizado pela Camara-e.net, como foi definido este modelo e de que maneira foram estabelecidos os critérios adotados?

Araújo: - O modelo anterior foi um bom ponto de partida, havia um único índice final que classificava os municípios com critérios técnicos e de marketing. O novo modelo foi desenvolvido com foco nos interesses da sociedade que foi segmentada em três grupos de interesse: Setor público; setor privado, e o cidadão. O levantamento de critérios para avaliação contou com o apoio de uma pesquisa de campo com os maiores especialistas da área no Brasil de acordo com o portal do MCT e com uma cooperação especial da comissão para Informática e sociedade da informação da Comunidade Européia.

Egov Brasil: - De que forma foi estruturado o modelo proposto?

Araújo: - O modelo desenvolvido estruturou-se em diversas dimensões: dimensão lógica, que apresentava a organização do modelo; dimensão matemática, que apresentou a modelagem matemática e econométrica do modelo; dimensão tecnológica, que apresentou a estrutura tecnológica para implementação do modelo; e a dimensão gerencial, que apresentou a Estrutura de Gestão de uma plataforma virtual para gerir a operacionalização do modelo.
Egov Brasil: - Como os índices utilizados para medir o e-gov serão apresentados para a sociedade?
Araújo: O novo modelo apresenta tanto uma classificação dos portais municipais por um índice geral como o modelo anterior, quanto evidencia o nível de e-gov fornecido para cada um dos três subgrupos (setor público, setor privado e cidadão). Sendo assim o cidadão pode perceber que sua cidade mesmo estando no topo do ranking apresenta um nível de serviço menor do que outras prefeituras ou o contrário, que mesmo não estando entre as 10 primeiras colocadas no índice geral sua cidade é a que apresenta o maior nível de e-gov para o cidadão. Semelhantemente as empresas ao observar o sub-índice de benefícios para o setor privado pode identificar o nível de serviços de e-gov que são de interesse desse setor que cada cidade está oferecendo.
Egov Brasil: - Na sua dissertação, você aborda a possibilidade do cidadão definir os seus próprios critérios de interesse relativos ao e-gov e que o portal seria ajustado a partir destas informações. Fale um pouco a respeito disso.
Araújo: - O modelo possui ajuste de ponderação entre os critérios que é ajustado dinamicamente de acordo com o uso do portal e o modelo pode ser operado por um usuário para obter seu próprio índice de acordo com suas preferências em relação ao peso dado a cada um dos indicadores do modelo. A dissertação apresenta diversos modelos esquemáticos que ajudam a compreender o funcionamento do modelo. As expectativas são de migração para o novo modelo iniciem nesse ano.
Aprovado o trabalho o recém mestre continua as pesquisas relacionando economia & tecnologia no LabGES e LabTIC (Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação) e é professor do curso superior de extensão da ESAG/UDESC onde leciona a disciplina de Noções Gerais de Economia.

Nenhum comentário: