quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Iniciativas de governo eletrônico na Web 2.0

 
No 5º Encontro Ibero-Latino-Americano de Governo Eletrônico e Inclusão Digital também assistimos a apresentação do Prof. Dr. Denilson Sell, do Instituto Stela, que abordou a reforma do Estado que deve estar orientado ao cidadão, a necessidade de melhoria do desempenho do setor público e de transparência. Apresentou uma visão do governo eletrônico, dos portais e-gov e do perfil do usuário de serviços eletrônicos. Mencionou que, quanto à utilização dos serviços de e-gov, cerca de 60% das transações já estão disponíveis online, entretanto há uma dificuldade de utilizar e de localizar o serviço, havendo casos em que há a sua indisponibilidade em meio eletrônico.

Ele destacou que o cidadão deve ser visto como produtor de conteúdo, de bens, de contatos etc e que a Web 2.0 preza justamente por estes valores, com aplicações Wiki, Blog, Redes Sociais etc, tecnologias XML dentre outras e inteligência coletiva. Indagou se as aplicações da Web 2.0 são relevantes no contexto do e-gov e quais as iniciativas e os seus impactos e que, neste cenário, o cidadão aparece como um fiscalizador dos atos do governo.

O palestrante trouxe vários exemplos de iniciativas de e-gov na Web 2.0 e refletindo sobre os impactos que causaram, como no setor de Regulação de forma emergente, com mutirões e organizações independentes, e-gov 2.0, cooperação entre as agências, participação política e transparência etc. Enfim, quanto à oferta de serviços, falou sobre os benefícios da simplicidade e seu alinhamento às necessidades do cidadão e apresentou algumas questões que continuam em aberto, como, por exemplo: Qual o futuro dos portais do governo? Quais os riscos e limites para a participação do governo em iniciativas Web 2.0? E ainda quais modelos de negócios surgirão.

Nenhum comentário: